
Uma prática da paciência e da permanência. A aula é um momento de pausa para quem está em busca de si, sendo a prática de yoga uma experiência promotora de diversos benefícios aos praticantes. O conjunto das séries de posturas trabalhadas em aulas, visa à integração do corpo como um todo, que sente, pensa, faz, respira, se relaciona, transpira…
Nesta relação com nossos corpos descobrimos que o equilíbrio tão almejado, nada tem de estático ou permanente, mas atua tal e qual a “esperança, (que) DANÇA na corda bamba de sombrinha, e em cada passo nessa linha, pode se machucar (…) sabe que o show de todo artista tem que continuar”. Porque o corpo vivo é movimento, é impermanência.
A cada encontro seguimos uma sequência de atividades que incluem um momento de diálogo, para refletirmos a respeito da filosofia do Yoga, exercícios respiratórios (pranayamas), séries posturais (asanas), relaxamento e/ou meditação.
A prática respeita as particularidades de cada um. Nas posturas buscamos permanência, persistência, equilíbrio e estabilidade, estimulando uma respiração ritmada para que as sensações e percepções físicas e emocionais se conectem. Assim, desenvolvemos força, flexibilidade e alongamento, ganhando espaços e conforto em nossos corpos e mentes, para que possamos meditar.
A meditação acontece nas posturas, sendo no decorrer da série praticada. E, longe de ser um lugar de silêncio absoluto, trata-se de uma oportunidade para nos conectarmos com os movimentos da nossa mente e do nosso corpo. A soma de tudo isso promove sensações de alívio à ansiedade, ao estres, e à depressão. Dentre outros tantos benefícios.

Na versão anterior deste texto eu dizia que ao acolher as sombras de nossas emoções (notadas durante toda uma prática), poderíamos vivenciar sentimentos de Paz, Tranquilidade e União com a nossa Essência, com o Todo, o Eu Maior… Dizia que o acolhimento era o encontro com a nossa própria Luz. Como se este processo fosse fácil e miraculoso. Com o tempo venho percebendo a necessidade de tomar mais cuidado com as promessas feitas ao iniciante na prática.
Portanto, o que posso te dizer é que algumas vezes vamos nos encontrar no Yoga, nos sentindo muito bem, tendo ali exatamente aquela pílula, aquele instante de reconexão que precisamos. Mas pode ser também que algumas vezes vamos nos encontrar com lados difíceis e problemáticos de nosso ser, pode ser que a gente saia de algumas aulas querendo nunca mais voltar. Longe de mim te assustar, mas o que pretendo aqui com essas palavras é ser o mais honesta possível. Pois o Yoga é uma ferramenta de autoconhecimento que vai nos colocar diante de nossa humanidade. E algumas vezes estes encontros serão dolorosos, seja no corpo ou na alma.

O que ofereço neste sentido é acolhimento, apoio e compreensão. E algumas ferramentas que poderão de ajudar a seguir a própria jornada em Paz. Em paz para sentir TUDO o que vier à tona, para que você explore ao máximo possível suas emoções sem julgamentos, culpas, cobranças. Para que você encare suas imperfeições com a humanidade que te cabe.
São necessárias muitas Horas-Mat para se chegar ao alinhamento perfeito de uma postura, mas é na entrega, confiança, aceitação, agradecimento e honra à todo esse processo, que vivenciamos o Yoga. E para que tudo esteja integrado, mais importante que o tempo dedicado à prática, é o seu compromisso com os processos de entendimento da existência humana, que te ajudarão em todas as descobertas.
Somos quem somos no Tapetinho e na Vida, sendo um reflexo do outro conforme o momento vivenciado. Pratique Yoga, se descubra até que você Seja o Yoga manifesto, para que compreenda o Yoga Vida Afora…

Exercício: Imagine-se na escalada de uma montanha, enquanto busca seu topo para contemplar as belezas da vista. Quando chegar neste topo, dê conta da vista que alcança o horizonte, enquanto percebe todas as sensações geradas na jornada da subida. Neste momento lembre-se das imprevisibilidades, dos esforços, das conquistas, das frustrações, das pausas, das continuações. Agora respire e deixe vir à mente o que ela te trouxer. Sinta cheiros, temperatura, solo, escute os sons, veja imagens, talvez sinta algum sabor. Sinto os sentidos. Deixe durar o tempo que for suficiente pra você agora: 1 minuto, meia hora.
Volte ao cronograma das aulas e reserve sua vaga YOGA – Aulas Regulares
