Pratique Yoga

Curiosa, atenta, criativa, leitora, escritora, amante das artes, das pessoas, das viagens, das narrativas expressas em nossos corpos. Socióloga, aluna e professora de Yoga, com quedas significativas pela antropologia e psicanálise. Simpática aos arquétipos, signos, sentidos e significados dos movimentos e impermanências da vida!
Ana Ramos

A aula é um momento de pausa para quem está em busca de si, sendo a prática de yoga uma experiência promotora de diversos benefícios aos praticantes. O conjunto das séries trabalhadas em aulas, visa à integração do corpo físico, da mente e do espírito, promovendo diferentes sensações de bem-estar, paz e tranquilidade. Onde descobrimos que o equilíbrio que tanto buscamos, nada tem de estático ou permanente, mas tal e qual a “esperança, (que) dança na corda bamba de sombrinha, e em cada passo nessa linha, pode se machucar (…) sabe que o show de todo artista tem que continuar”. Por que o corpo vivo é movimento, é impermanência.

Em uma aula o praticante tem a oportunidade de aprender como entrar e sair das posturas, adquirindo consciência corporal. Ao mesmo tempo é um processo de conexão com a própria respiração, onde percebemos os espaços e os padrões de nossa mente e de nosso corpo que costumamos repetir. Com a prática, exploramos, descobrimos, (re)encontramos formas, desenhos e possibilidades que estão ou estavam apenas esperando uma oportunidade para se revelar.

Com o tempo de prática e a tomada de consciência dos corpos físico, mental, emocional e espiritual, passamos a usar as posturas e a respiração para manter a atenção no momento presente, ou seja, nosso corpo e nossa mente se ajustam de forma estável e confortável, promovendo uma sensação complexa e contraditória, onde silenciamos os barulhos externos para ouvir nossos barulhos internos; onde silenciamos os barulhos internos para ouvir os barulhos externos. E quando, por algum instante, alguma epifania, os dois silêncios se encontram, alcançamos breves estados de meditação resultando na tão almejada expansão da consciência, ou iluminação, ou o nirvana, ou…

SIGNIFICADOS

A palavra Yoga vem do Sânscrito e significa União, Integração, Comunhão. O significado para a Hatha Yoga é a prática física, de ásanas (posturas). Uma prática de desenvolvimento da  força, persistência, permanência, paciência. É a busca pela estabilidade e pelo conforto físico para uma prática meditativa e, consequente acesso ao estado contemplativo. Outro significado bastante conhecido é de que Ha é o Sol e Tha é a Lua. Assim podemos dizer que a modalidade Hatha Yoga é a União do Sol e da Lua.

A nomenclatura pode simbolizar as dualidades humanas, também associadas aos lados direito e esquerdo, aos arquétipos masculino e feminino, às polaridades positiva e negativa, à Luz e Sombras, dentre outras tantas contraposições.

Neste sentido, entendo que a prática do Yoga nos permite caminhar entre toda a distância que separa uma ponta da outra, buscando  integrar, complementar, transmutar nossas polaridades. Vivenciando o caminho do meio, não encontramos uma linha estática e linear, mas compreendemos que, o equilíbrio está na transição, nos processos transformadores enquanto buscamos compreender nossas contradições. De saber reconhecer em que momento devemos agir (ou não), usando de uma ou outra extremidade de nossas dualidades conforme uma necessidade momentânea.

A busca existencial é um processo contínuo, onde gradativamente compreendemos e aceitamos nossas ambiguidades. Sendo a vida uma linda caminhada de aventuras em direção à maturidade, à evolução de nossa alma. Traduzindo essas e tantas outras questões filosóficas e existenciais para sua expressão em ásanas (posturas, desenhos), para um lugar palpável e prático podemos respirar e sentir a forma como nos tratamos enquanto no tapetinho. E aqui o olhar e a percepção podem nos levar longe, longe, longe, longe…

O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.

João Guimarães Rosa (Grande Sertão: Veredas)